sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ATÉ QUE PONTO DEVEMOS SER SINCEROS?

Não devemos confundir sinceridade com descontrole emocional. Enquanto disser a verdade constrói: mesmo que doa um pouco; a falta de domínio nas palavras destrói as emoções e a auto-estima dos outros. Isso é pecado, pois, ferir alguém é ferir um ser que é considerado o templo, morada do Espírito Santo (ICORÍNTIOS 6:19 e 20), a terceira pessoa da Trindade.

Portanto, machucar as pessoas é agredir o próprio Deus, o Criador e Salvador delas. O texto de I Coríntios 3:16 e 17 tem uma grave advertência àqueles que destroem " o santuário de Deus", o corpo, adotando um estilo de vida não saudável.

Particularmente, creio que o texto pode ser aplicado também àqueles que destroem "os templos do Espírito Santo" com palavras perversas e venenosas.

O problema não é tanto o que se diz, mas como se fala. Dependendo do tom de voz que usamos e das motivações que temos, a verdade pode se tornar mentira e a mentira, em verdade. A forma como você é honesto faz toda a diferença e, se quiser convencer os outros de que suas idéias são as melhores ou que eles precisam melhorar, " tempere" suas palavras para que elas dêem sabor à vida deles.

Se há texto que deve ser levado a sério nos relacionamentos e em todos os processos de comunicação é o de Colossenses 4:6. "O SEU FALAR SEJA SEMPRE AGRADÁVEL E TEMPERADO COM SAL, PARA QUE SAIBA COMO RESPONDER A CADA UM".

Por enquanto, o egoísmo ainda faz parte de nossa natureza (em menor ou maior grau). Não há melhor forma de lidar com isso (nos outros) do que sabermos a maneira correta de chegar aos corações. Como? Sendo amigos.

Fazemos amizades e influenciamos pessoas quando somos simpáticos com elas, mesmo que pensem diferente de nós e não tenham correspondido a todas as nossas expectativas. Isso não é aceitar comportamentos errados, pelo contrário: é adotar uma atitude bondosa que motive o outro a mudar ou que pelo menos lhe possibilite continuar se relacionando conosco.

Percebeu? No fim, sairemos ganhando do mesmo jeito!

"Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; porque te destruirás a ti mesmo?" (Eclesiastes 7:16)


Nenhum comentário:

Postar um comentário